CDU recebe novo aparelho de ressonância magnética

08/12/2018

tamanho do texto

O Centro de Diagnóstico Unimed (CDU) está ampliando e aprimorando sua capacidade de atendimento na área de diagnóstico por imagem. Na manhã do último sábado, dia 8 de dezembro, foi entregue pela Siemens o novo aparelho de ressonância magnética adquirido pela cooperativa, o Magnetom Vida. Trata-se do primeiro exemplar deste equipamento na América Latina na versão premium, que permite mais agilidade e precisão nos diagnósticos, com recurso de inteligência artificial e imagens em altíssima qualidade.

O diretor técnico do CDU, dr. Roberson Antequera Moron, explica que a aquisição visa atender à demanda e trazer inovação no atendimento aos pacientes. “Este equipamento nos proporciona uma evolução tecnológica, permitindo exames de melhor qualidade, principalmente para próstata e sistema musculoesquelético”, salienta.

De acordo com a Siemens, o aparelho se adapta às necessidades dos pacientes, minimizando as diferenças e dificuldades fisiológicas encontradas no dia a dia. “Essa adaptabilidade advém de uma alta potência de campo magnético de 3T aliada à maior abertura disponível no segmento e as mais modernas técnicas de formação e aceleração de imagem, que reduzem os tempos de exame em até 50%”, destaca a fabricante.

Essas novas técnicas permitem, por exemplo, o atendimento de pacientes com dificuldade de posicionamento, obesos, aqueles que não conseguem prender a respiração e até mesmo os que não conseguem permanecer parados.

Outra característica importante é a capacidade não só de identificação e caracterização das patologias, mas também da quantificação das alterações através do método de ressonância magnética. Essas capacidades que envolvem, por exemplo, quantificações de deposição de gordura e ferro em órgãos como fígado e coração, ajudando a evitar biópsias e outros procedimentos invasivos que trazem maiores riscos aos pacientes.