Hospital Unimed Bauru conquista certificação de excelência em atendimento e segurança dos pacientes
O Hospital Unimed Bauru (HUB) acaba de conquistar uma das maiores e mais conceituadas certificações de qualidade do Brasil: o Certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) 3 – Acreditado com Excelência. Dessa forma, o HUB passa a integrar um seleto grupo de hospitais do país com serviços de alta qualidade no atendimento aos usuários.
No Brasil, apenas 1,3% dos hospitais (entre públicos e privados) possui a certificação máxima. Em um universo de 8 mil hospitais em todo o País, só 107 têm o título de ONA 3. No Estado de São Paulo, são 37 instituições certificadas com excelência, sendo 5 hospitais Unimed.
De acordo com o presidente da Unimed Bauru, dr. Roberson Antequera Moron, o objetivo de se buscar essa certificação foi oferecer maior qualidade no atendimento aos usuários.
A certificação ONA 3, que é a Acreditação com Excelência, reconhece a cultura organizacional de melhoria contínua da gestão, revelando a maturidade da instituição em todas suas dimensões, focando na segurança do paciente e na alta resolutividade médica. Ou seja, mais do que ter uma boa gestão, o HUB se capacitou para inovar nas análises de resultados de suas ações e na busca por novas soluções.
O resultado foi ainda mais comprometimento, maior resolutividade dos problemas, interação entre as áreas e melhoria contínua na busca pela segurança do paciente.
O HUB foi certificado pela primeira vez pela ONA em dezembro de 2010, alcançando o nível 2, que significa Acreditado Pleno. Ou seja, além de atender aos critérios de segurança, a instituição mostrou que apresentava gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O passo seguinte foi a busca pela excelência, elevando o nível do hospital para ONA 3.
A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A metodologia utilizada nessa certificação é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.