Unimed Bauru é pioneira ao inaugurar serviço de Radioterapia próprio

29/09/2016

tamanho do texto

A Unimed Bauru é a primeira cooperativa médica do Sistema a investir em um recurso de radioterapia próprio. O pioneirismo foi festejado durante a cerimônia de inauguração do Serviço de Radioterapia do Hospital Unimed Bauru (HUB), no último dia 24 de setembro, pelo superintendente executivo de Recursos Próprios da Unimed do Brasil, dr. Rodolfo Pinto Machado de Araújo. Agora, a unidade passa a ter atendimento integral na área de oncologia, somando o novo setor ao de Quimioterapia já existente.
Um café da manhã para convidados marcou a entrega da nova área de 570 m2, construída especialmente para abrigar o serviço. Sob a responsabilidade do médico radioterapeuta Cazuo Arakawa, o Serviço de Radioterapia do Hospital Unimed Bauru possui alta tecnologia, sendo considerado um dos aparelhos mais precisos e atualizados da região. Para o diretor superintendente da Unimed Fesp, dr. Omar Abujamra Júnior, o atendimento para os pacientes locais e de cidades próximas amplia a oferta de recursos de qualidade.
O presidente da Unimed Bauru, dr. Roberson Antequera Moron, destacou a Radioterapia como “mais um diferencial de qualidade”. “Para nossos médicos, é o equipamento adequado. Para nossos pacientes, o conforto de se tratar em sua própria cidade, perto da família, nesse momento tão difícil.” O superintendente do HUB, dr. Orlando Costa Dias, reforça a preocupação em eleger a qualidade como marca do jeito de cuidar da Unimed, lembrando que os pacientes já podiam contar com um serviço de Quimioterapia diferenciado e acolhedor, o que irá se repetir com a Radioterapia.

Necessidades dos pacientes

Com capacidade de atender até 60 pacientes ao dia, personalizar o atendimento é uma das marcas diferenciais do novo setor. As necessidades individuais de cada um são levadas em conta no planejamento do tratamento e agendamento das sessões com hora marcada de acordo com a disponibilidade do paciente. O serviço local evitará deslocamentos de moradores da cidade e região próxima para cidades como Jaú, Botucatu e Marília, onde, na maior parte das vezes, o atendimento é por ordem de chegada.
A equipe de profissionais da radioterapia possui experiência e dedicação integral. O grupo realizou treinamentos em fase experimental meses antes de o serviço começar a operar. O equipamento de procedência inglesa é um Acelerador Linear da marca Elekta, modelo Precise, capacitado com feixes de fótons e de elétrons de megavoltagem, que pode realizar tratamentos do tipo IMRT (radioterapia com intensidade modulada de feixe) e 3D (tridimensional conformacional). É possível realizar radioterapia para todos os tipos de tumores, profundos e superficiais. Um sistema multilâminas para colimação personalizada proporciona o direcionamento paralelo dos feixes de radiação para garantir o delineamento da área de tratamento.
De acordo com o físico médico responsável, o Prof. Dr. Marco Antonio Rodrigues Fernandes, a configuração do modelo em operação no HUB proporciona os mais avançados tratamentos e técnicas radioterápicas, produzindo maior segurança e conforto aos pacientes. “Possui sistema computadorizado de planejamento radioterápico, o que aumenta a precisão do tratamento e evita efeitos colaterais da terapia”, explica o especialista em radioterapia, que também é professor doutor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.
Entre os procedimentos radioterápicos oferecidos, destacam-se: radioterapia tridimensional, conformacional e técnicas de IMRT – com feixes de fótons de alta energia; radioterapia em tumores de pele – com feixes de elétrons de alta energia; planejamentos computadorizados de alta complexidade; betaterapia para prevenção de queloides; e irradiação de hemocomponentes (bolsas de sangue para transfusão).