Hospital Unimed Bauru inaugura sábado (24/09) novo serviço de Radioterapia

23/09/2016

tamanho do texto

Será inaugurado oficialmente no sábado, 24 de setembro, o Serviço de Radioterapia do Hospital Unimed Bauru (HUB). A unidade passa a ter atendimento integral na área de oncologia, somando o novo setor ao de Quimioterapia, que já atende o público há vários anos. Uma cerimônia para convidados, às 9h, marcará a entrega da nova área de 570 m2, construída especialmente para abrigar o serviço.
Sob a responsabilidade do médico radioterapeuta Cazuo Arakawa, o Serviço de Radioterapia do Hospital Unimed Bauru possui alta tecnologia, sendo considerado um dos aparelhos mais modernos e atualizados da região. Personalizar o atendimento dos pacientes é uma das marcas diferenciais do novo setor. As necessidades individuais de cada um são levadas em conta no planejamento do tratamento, que já começa com a identificação fotográfica de cada paciente e agendamento das sessões com hora marcada de acordo com a sua disponibilidade. O serviço local evitará deslocamentos de moradores da cidade e região próxima para cidades como Jaú, Botucatu e Marília, onde, na maior parte das vezes, o atendimento é por ordem de chegada.
A equipe de profissionais da radioterapia possui experiência e dedicação integral. O grupo realizou treinamentos em fase experimental meses antes de o serviço começar a operar. O objetivo é obter o mesmo grau de personalização e atenção do serviço de Quimoterapia do HUB, muito elogiado por pacientes e familiares.

Procedimentos precisos

O equipamento do serviço de Radioterapia do HUB é um Acelerador Linear da marca Elekta, modelo Precise, capacitado com feixes de fótons e de elétrons de megavoltagem, que pode realizar tratamentos do tipo IMRT (radioterapia com intensidade modulada de feixe) e 3D (tridimensional conformacional).
De acordo com o físico médico responsável, o Prof. Dr. Marco Antonio Rodrigues Fernandes, a configuração do modelo em operação no HUB “proporciona os mais avançados tratamentos e técnicas radioterápicas, produzindo maior segurança e conforto aos pacientes”. “De procedência inglesa, o acelerados linear do HUB é um dos melhores equipamentos que se tem hoje no País”, afirma.
É possível realizar radioterapia para todos os tipos de tumores, profundos e superficiais. O equipamento é dotado com sistema multilâminas para colimação personalizada, que proporciona o direcionamento paralelo dos feixes de radiação para garantir o delineamento da área de tratamento. “Possui sistema computadorizado de planejamento radioterápico, o que aumenta a precisão do tratamento e evita efeitos colaterais da terapia”, explica o especialista em radioterapia, que também é professor doutor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.
Entre os procedimentos radioterápicos oferecidos, destacam-se: radioterapia tridimensional, conformacional e técnicas de IMRT – com feixes de fótons de alta energia; radioterapia em tumores de pele – com feixes de elétrons de alta energia; planejamentos computadorizados de alta complexidade; betaterapia para prevenção de queloides; e irradiação de hemocomponentes (bolsas de sangue para transfusão).