Neste ano, as médicas Natalie Camillo Amaral, Margareth Ap. C. Nascimento e Nadja Arenales, instrutoras do Programa de Reanimação Neonatal da SBP, já fizeram duas edições do treinamento e estão programando novos encontros nos próximos meses para capacitar mais profissionais.
O curso certifica o Atendimento de Excelência na Reanimação Neonatal pela própria SBP e cumpre a exigência de que as maternidades devem seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e as regras do Ministério da Saúde relativas à Portaria nº 371, que se refere à tecnologia aplicada ao nascimento e parto, com boas práticas no atendimento neonatal. Redução da mortalidade Segundo a médica pediatra Natalie Amaral, no Brasil nascem 3 milhões de crianças ao ano, com 98% dos nascimentos registrados em hospitais. Deste universo, 300 mil recém-nascidos a cada ano necessitam de ajuda para iniciar ou manter a respiração, o que exige manobras de reanimação neonatal. Por isso, é essencial conhecimento e habilidade dos profissionais que atendem aos partos para reduzir a mortalidade neonatal. Os casos mais comuns são a Asfixia Perinatal e Aspiração do Líquido Meconial.
Ao capacitar tecnicamente os profissionais com o Curso Teórico Prático de Reanimação Neonatal, o Hospital Unimed Bauru garante ao recém-nascido a mais qualificada assistência do médico e da enfermagem do período perinatal até sua estabilização.