Radioterapia do Hospital Unimed Bauru promove ação sobre Novembro Azul com apresentações musicais e karaokê

06/12/2024

tamanho do texto

A conscientização sobre o câncer de próstata teve um tom diferente este ano. No dia 13 de novembro, o setor de Radioterapia do Hospital Unimed Bauru (HUB) realizou a ação “Novembro Azul Musical”, para pacientes e familiares que frequentam o setor. 

A atividade contou com a participação de Paulo Roberto Migues, cantor que alegrou os pacientes com a música de viola e fez um depoimento pessoal emocionante sobre a superação do câncer de próstata.

Em seguida, a cantora Maria Inês Graciano e o pianista Vital Walter de Oliveira Filho, paciente que terminou a radioterapia em outubro deste ano, encantaram o público com interpretações de Músicas Populares Brasileiras (MPB) e clássicos de novelas.

A programação também trouxe o quarteto de jovens evangélicos Ana Beatriz Furquim, Suzete Farias, Ester Felix e Kennedy Junior, que emocionaram todos os presentes com músicas gospel.

Além das apresentações, o setor promoveu um karaokê na recepção, permitindo que pacientes, acompanhantes e colaboradores escolhessem suas músicas favoritas para cantar. 

A escolha da musicoterapia como foco da campanha reflete os benefícios que essa prática oferece no alívio físico e psicológico de pacientes em tratamento oncológico. “Ao integrar a música como um recurso terapêutico, nós levamos em consideração nosso compromisso com o bem-estar físico, mental e espiritual dos pacientes, promovendo saúde de forma ampla e humanizada”, ressaltou a médica Tatiana Taba Fuzisaki Nakandakare, coordenadora da Radioterapia do HUB.

A ação ressaltou a necessidade do diagnóstico precoce e da realização regular de exames, pilares fundamentais na luta contra o câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos diagnósticos de câncer no Brasil. Em 2023, mais de 70 mil novos casos foram registrados no país, destacando a importância de iniciativas que promovam o diagnóstico precoce e a prevenção.