Hospital Unimed Bauru promove ações do Outubro Rosa com dia de beleza e entrega de brindes de maquiagem
Em celebração ao Outubro Rosa, o Hospital Unimed Bauru (HUB) promoveu uma série de atividades voltadas à conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero, destacando a importância do autocuidado e da valorização da autoestima feminina. A campanha deste ano tem como lema: "Honre sua força, exalte seu poder, celebre ser você!".
O câncer de mama e o câncer de colo de útero estão entre os mais comuns entre as mulheres no Brasil, com 73 mil e 17 mil novos casos por ano, respectivamente. A conscientização sobre a prevenção, o autocuidado, diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para salvar vidas.
E para enfatizar essa proposta, nos dias 15 e 16, o Ambulatório de Saúde Ocupacional, em parceria com a Mary Kay, ofereceu às colaboradoras do Hospital sessões de maquiagem e dicas de autocuidado com a pele, durante os períodos da manhã e da tarde.
Já para as pacientes em tratamento oncológico que estavam no setor da quimioterapia e radioterapia foram entregues lápis de preenchimento de sobrancelhas, rosas e biscoitos em forma de laço. Houve também a palestra com a fisioterapeuta Maria Claudia Grilo e a apresentação dos músicos Paulo Roberto Mingues e Maria Inês Graciano.
Além das atividades citadas, no dia 24, foi realizada no auditório do Cehub a palestra "A Conexão entre as Emoções e a Saúde", voltada para as colaboradoras do HUB. Ministrada pelo enfermeiro André Luís Fanti e pela médica oncologista Claudia Teresa de Oliveira, a apresentação teve como foco o desafio do gerenciamento das emoções como chave para uma vida mais saudável.
Os especialistas enfatizaram que o controle emocional é essencial para o bem-estar físico e psicológico. "Devemos lembrar que as emoções não gerenciadas, como estresse e ansiedade, podem resultar em comportamentos prejudiciais, incluindo alimentação inadequada, sedentarismo, uso excessivo de álcool e o consumo de medicamentos sem orientação médica. Esses fatores têm um impacto negativo significativo na saúde geral dos indivíduos", frisou André.
A relação entre saúde emocional e a prevenção de doenças, com ênfase no câncer de mama, também foi discutida. Os palestrantes abordaram a importância do autocuidado, da terapia e da prática de exercícios físicos como ferramentas eficazes no combate a doenças físicas e emocionais.
Assim, o gerenciamento das emoções foi destacado não apenas como um caminho para um estilo de vida mais saudável, mas como um elemento fundamental na prevenção de doenças, incluindo o câncer de mama.