Unimed Fesp visita o CDU e conhece o Serviço de Atendimento Referenciado em Autismo (SARA)
Representantes da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo(FESP) visitaram, no último dia 04, as instalações do Centro de Diagnóstico Unimed (CDU). O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e os serviços oferecidos por este complexo de saúde da cooperativa médica de Bauru. “Eles gostaram muito do que viram e disseram que não imaginavam que nossa cidade pudesse ter algo assim tão grandioso e moderno”, salientou o presidente da Unimed Bauru, Marcus Vinicius Marques.
O empreendimento reúne o Centro Médico e Centro de Diagnóstico da Unimed Bauru e já tem sete anos de funcionamento, recebendo uma média de 50 mil pessoas por mês. Estiveram presentes na visita o presidente Unimed Fesp Eduardo Ernesto Chinaglia, o superintendente Arnaldo Passafini Neto, a diretora financeira Maria Aparecida Marcondes de Andrade Nogueira e o diretor de mercado André Domingos Pippa Tomazella.
Eles foram recepcionados por Marques e pelo Diretor Administrativo da Unimed Bauru, Gregório de Lima de Souza, além da coordenadora administrativa do CDU, Fernanda Speranza Faifer e a gerente de enfermagem Shirlene Ulmar Lima Bernardino.
O grupo conheceu desde o centro cirúrgico até o Serviço de Atendimento Referenciado em Autismo (SARA) da Unimed Bauru, que foi elogiado pela diretoria da federação sobre a estrutura e qualidade do serviço.
O serviço atende o público infantil que apresenta diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e nutricionista. A estrutura física é uma atração à parte. Com um projeto inovador e voltado para as necessidades das pessoas com TEA, o setor possui paredes coloridas, com elementos apropriados e estímulos indicado às crianças.
A Sala para Terapia Snoezelen, por exemplo, é um espaço multissensorial que visa a estimulação e a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. O ambiente está equipado com projetores, fibras óticas, colunas de bolhas de água, piscina de bolinhas, entre outros recursos.
Como é o atendimento?
Após encaminhamento feito por um médico especialista, o paciente passa por uma avaliação inicial com a equipe, na qual é definido o seu plano terapêutico personalizado. O propósito é gerar autonomia para a criança e promover integração social, tudo pautado nos mais atuais modelos terapêuticos existentes.
A coordenadora do SARA, Marcela Paulin Fraile, também acompanhou os visitantes, mostrando toda a estrutura do espaço aos convidados.
Inaugurado em agosto de 2017, o CDU ocupa 20 mil metros quadrados de área. O complexo médico reúne consultórios, salas de exames e centro cirúrgico ambulatorial para pequenos e médios procedimentos. Além disso, conta com espaços específicos de atendimento, como o Atenção Personalizada à Saúde (APS), o Saúde Ocupacional Unimed (S.O.U.) e o Serviço de Atendimento Unimed Domiciliar (S.A.U.D.).