Unimed Bauru apoia inclusão e preservação da cultura indígena com patrocínio à Aldeia Ekeruá em Avaí
Com o objetivo de promover a inclusão e a preservação da cultura indígena, a Unimed Bauru participou, no último dia 6, de uma cerimônia comemorativa na Aldeia Ekeruá, localizada na Terra Indígena de Araribá, em Avaí, a 39 quilômetros de Bauru. Durante o evento, a cooperativa médica patrocinou e entregou uniformes para a equipe de monitores locais, responsáveis por recepcionar os visitantes da aldeia. “Fomos convidados pelo Senai, nosso parceiro, a contribuir com esse trabalho na aldeia. Abraçamos a ideia porque acreditamos nas causas que beneficiam a comunidade”, destacou o presidente da Unimed Bauru, Marcus Vinicius Marques.
A cerimônia, realizada no Centro Comunitário da aldeia, também marcou a inauguração de um laboratório provisório de informática, montado a partir de doações e mediações de diversas entidades e empresas de Bauru. O evento contou com a presença de apoiadores e incluiu a entrega de livros infantis para o acervo da biblioteca local, além de camisetas para monitores e professores do projeto de visitação Kalivónó kómóhiti.
O educador indígena David Henrique Pereira da Silva, conhecido como David Terena, ressaltou que a celebração também foi uma homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto.
O projeto do laboratório de informática começou a ser idealizado após a oferta de dois cursos pelo Senai de Bauru, voltados para 16 jovens da aldeia. O diretor do Senai, Ademir Redondo, intermediou junto à Paschoalotto (Serviços Financeiros) a possibilidade de doação de equipamentos, o que resultou na entrega de dez computadores, uma impressora e cadeiras para a Ekeruá, concretizando o sonho da sala de informática. Redondo também convidou a Unimed Bauru para se juntar nessa ação em prol da comunidade indígena. A cooperativa médica, então, patrocinou as camisetas para os monitores do projeto de3 visitação, que contribuirá para a valorização e divulgação da cultura indígena na região.