Unimed Bauru recebe recertificação de Excelência em Ouvidoria pela Unimed do Brasil
A Unimed Bauru acaba de receber a recertificação no Programa Ouvidoria de Excelência do Sistema Unimed – edição 2024, sendo reconhecida na categoria "Excelente" pela Unimed do Brasil. Esta nova certificação confirma a manutenção da qualidade dos processos implementados desde sua primeira certificação em agosto de 2020.
“Isso reflete o compromisso contínuo da equipe da Unimed Bauru em oferecer um atendimento eficiente e de qualidade aos clientes, demonstrando uma gestão eficaz das demandas e do setor, com iniciativas de melhoria e antecipação de necessidades”, destaca o presidente da cooperativa, Marcus Vinícius Marques.
Thiago Gamonal, gerente do setor, explica que o Programa Ouvidoria de Excelência, é desenvolvido pela Unimed do Brasil em parceria com diversas Singulares e Federações, por meio do Comitê Nacional de Ouvidores do Sistema Cooperativo Unimed. “Participamos desse programa justamente para reforçar e aprimorar nossa essência, que é cuidar e ouvir nossos beneficiários. E estamos muito orgulhosos de ter obtido a pontuação máxima nesta avaliação: 68 de 68”, destaca.
A validade da recertificação é estendida por mais dois anos, permitindo à Unimed solicitar a revalidação do selo ao término deste período. Os critérios avaliados incluíram ajustes na atuação do ouvidor, nos objetivos da Ouvidoria, nos meios de comunicação adotados tanto para o público externo quanto interno, e na infraestrutura da área.
Esses aspectos são fundamentais para o contínuo desenvolvimento do trabalho, visando alcançar a qualidade esperada e contribuindo para a prevenção de Notificações de Investigação Preliminar (NIPs) e litígios. Além disso, promovem a redução de custos operacionais, sustentabilidade do negócio, fidelização e satisfação dos clientes.
“Para a Unimed Bauru é uma honra contar com uma Ouvidoria com nível de Excelência, pois isso vai ao encontro do nosso propósito, que é o de aprimorar cada vez mais o atendimento aos nossos beneficiários”, ressaltou o diretor superintendente da cooperativa, Christiano de Giácomo Carneiro.
A Ouvidoria é um canal de comunicação direto entre o cliente e a Unimed Bauru. Atua como última instância no recebimento de reclamações, denúncias, sugestões, elogios e informações. Casos que não foram resolvidos ou fogem das instâncias normais da empresa são atendidos pela Ouvidoria.