Dia Mundial do Doador de Sangue: Unimed Bauru e Cine n Fun promovem homenagem especial no Hemovida
Para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), a Unimed Bauru, em parceria com o Alameda Rodoserv Center, programou uma homenagem especial a quem fizer a doação entre os dias 12 e 14 deste mês no Hemovida.
Essa corrente do bem irá proporcionar aos 80 primeiros doadores uma camiseta exclusiva mais um ingresso para o Cine’Fun. “A campanha visa aumentar os estoques do banco de sangue em um período que costuma ser crítico”, ressaltou a gerente de Marketing da cooperativa médica, Márcia Palhacci.
A doação de sangue é um gesto solidário e voluntário, que deve ser feito por quem se encaixa nos critérios necessários para esse tipo de ação. “Cada pessoa que comparece para fazer doação deixa em nosso banco um donativo que vai além de qualquer valor financeiro. Deixa vida! O sangue doado pode salvar até quatro pessoas”, destaca a médica Claudia Assato, coordenadora do Hemovida.
Ela explica que o sangue não pode ser feito de maneira artificial, ou seja, apenas a transfusão é aceita pelo organismo para a reposição desse tecido. “Quando doamos sangue, fornecemos um produto essencial para a sobrevivência humana. Em algumas situações, a transfusão é inevitável, sendo, portanto, essencial que haja sangue em estoque, o qual é conseguido exclusivamente por doação”, salienta.
O banco de sangue precisa sempre de todos os tipos sanguíneos, principalmente daqueles com RH negativo. Veja, abaixo, quem pode doar e como proceder.
Sobre o Dia Mundial do Doador
Essa data foi criada para reconhecer e celebrar quem tem o hábito de doar sangue, assim como conscientizar a população sobre a importância desse gesto solidário.
A data não foi escolhida aleatoriamente: marca o aniversário de Karl Landsteiner, renomado estudioso responsável por classificar os grupos sanguíneos (sistema ABO) e descobrir o fator RH.
Vista a camisa da solidariedade. Sua doação pode salvar até 4 vidas.
O Hemovida fica no Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru, com entrada pela rua Gustavo Maciel, quadra 15; ou pela rua Rio Branco, 13-83. Estacionamento conveniado: Guedes Park, rua Capitão João Antonio, 1-42, esquina com a rua Antonio Alves.
Horário: das 7h às 12h e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Se preferir, você pode agendar seu horário através do WhatsApp (14) 99770-5078 ou do telefone (14) 2106-8644.
Quem pode doar?
Pessoas que estejam com boa saúde e idade entre 16 até 69 anos
Pesar acima de 50kg e dormir bem na noite anterior à doação (6 horas no mínimo)
Ficar pelo menos 12 horas antes da doação sem ingerir bebida alcoólica
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
Não apresentar nenhum sintoma de gripe, febre amarela, dengue, zika, sarampo e chikungunya, nos últimos 30 dias
Não ter feito tatuagem ou piercing dentro dos últimos 12 meses