Programa Félix, da Unimed Bauru, entrega uniformes para os novos alunos
Com um misto de alegria e timidez, os alunos do Programa Félix, da Unimed Bauru, receberam, na semana passada, seus novos uniformes. A cerimônia, realizada nas três instituições parceiras - Seara de Luz (Ferradura Mirim), Projeto Girassol (Núcleo Fortunato Rocha Lima) e Projeto Caná (Pq. Paulista) - contou com a presença de colaboradores da cooperativa e foi celebrada com um lanche especial para as crianças e adolescentes.
O auxiliar de qualidade da Unimed, Gustavo Carmona, monitor do Programa Félix, explicou aos alunos sobre a importância de participar das aulas e o quanto essa formação vai ajudá-los em sua capacitação profissional. "Aproveitem essa oportunidade: mantenham a frequência nas aulas, sejam participativos e, acima de tudo, preparem-se para o futuro", disse aos alunos.
Uma a uma as crianças foram chamadas à frente da sala de aula e receberam sua camiseta com a logomarca do Programa e da Unimed. Elas servirão de uniforme para a frequência nas aulas, que apresentam a esses jovens cidadãos o fascinante mundo da informática. "Muitos conhecem a internet superficialmente, mas ainda não fazem ideia do que os programas básicos do Pacote Office podem oferecer para a formação profissional deles. É a porta de entrada para a capacitação ao mercado de trabalho", ressalta Carmona.
O Programa Félix da Unimed integra a cooperativa e a comunidade, com objetivo de incluir digitalmente jovens carentes por meio do conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional, criando uma nova perspectiva e oportunidades de melhoria de vida.
São cinco módulos básicos desenvolvidos durante dois semestres: Introdução à Informática, Processador de Texto, Planilha Eletrônica, Apresentação Eletrônica e Internet. Além de monitor especialista e apostilas do Programa Félix, os alunos têm acompanhamento com assistente social e pedagoga.
O Programa faz parte da política de Responsabilidade Socioambiental da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp) e consiste em oferecer gratuitamente cursos de informática a crianças e adolescentes, visando sua inclusão no mercado de trabalho. A finalidade é disseminar os conhecimentos relacionados à área de tecnologia para as pessoas de baixa renda, que geralmente têm mais dificuldade em ter acesso a essas ferramentas.
A Unimed Bauru desenvolve o Programa Félix desde 2010. A primeira parceria foi com o Projeto Seara de Luz, do Centro Espírita Amor e Caridade (Ceac).
Já em 2016, a cooperativa firmou parceria também com a Associação Caná, ligada aos leigos da Igreja Católica. E, em 2019, foi a vez do Projeto Girassol integrar o programa.
Atualmente, são atendidas 85 crianças no total, com idade entre 9 e 14 anos.