Unimed Bauru presta homenagem ao seu ex-presidente Salvador Carlos de Almeida

20/03/2024

tamanho do texto

O Setor de Radioterapia do Hospital Unimed Bauru teve uma manhã de muita emoção e memórias. Nesta terça-feira, dia 19, a Diretoria da cooperativa realizou uma solenidade para homenagear um de seus primeiros presidentes e cooperado, o otorrinolaringologista Salvador Carlos de Almeida, que a partir de agora dá nome ao prédio. “Nós temos muita gratidão por tudo o que o doutor Salvador representa para a Unimed Bauru, por ter participado da criação da cooperativa, seu desenvolvimento e crescimento. Se estamos hoje aqui, nesse centro de saúde de excelência, devemos muito a ele e aos pioneiros”, destacou o vice-presidente da Unimed Bauru, Marcus Vinícius Marques.

Ao lado do diretor superintendente do Hospital Unimed Bauru, Roberson Antequera Moron, e do diretor administrativo, Christiano de Giácomo Carneiro, Marques recebeu a viúva do homenageado, Maria Lúcia Sampaio de Almeida, e a filha Adriana Sampaio de Almeida Meyer.

Também estiveram presentes os médicos contemporâneos de Almeida, Antônio Pádua Galesso, Laertel Fernandes Fassoni e Arakem Fernando Carneiro, que elogiaram a determinação, a coragem e espírito de cooperativismo do homenageado, que foi o segundo presidente da Unimed Bauru, eleito para a gestão 1971/1974. “O Salvador se dedicou com afinco para trazer a Unimed para Bauru. Ele plantou a semente e vocês, hoje, estão regando e prosperando o que os pioneiros fizeram lá atrás”, frisou Galesso.

A coordenadora da Radioterapia do HUB, a médica Tatiana Taba Fuzisaki Nakandakare entregou flores para a esposa e a filha do médico homenageado. “É uma honra estar aqui hoje vendo o nome do meu pai eternizado na história da Unimed Bauru. Ele foi um entusiasta da cooperativa e um médico dedicado em toda sua trajetória. Estamos emocionadas!”, frisou Adriana.

Almeida faleceu em 1 de maio de 1995, juntamente com seus dois filhos, o também médico Carlos Henrique de Almeida, 29 anos, e o dentista Marcelo de Almeida, 27 anos, em um incidente que causou grande comoção na época em Bauru. Os três, mais o encanador Benedito Ribeiro, 48 anos, foram intoxicados com monóxido de carbono ao fazer a manutenção de um poço, no Haras Três Irmãos, em Piratininga.

 

Sobre o Setor de Radioterapia do HUB

A Unimed Bauru foi a primeira cooperativa médica do Sistema a investir em um recurso de radioterapia próprio. O setor foi inaugurado em setembro de 2016 e completa o serviço de oncologia da instituição, que conta também com a área de Quimioterapia.