APS da Unimed Bauru se consolida como “Excelente” em avaliação no Estado de São Paulo

15/01/2024

tamanho do texto

A Atenção Personalizada à Saúde (APS), da Unimed Bauru, recebeu a avaliação de manutenção do prêmio QualifiCare 04, da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), permanecendo na categoria Excelente. Isso significa que o serviço oferecido pela singular manteve a mais alta pontuação nos itens avaliados. “É uma grande alegria receber esse feedback do nosso trabalho, que tem como foco desenvolver uma APS cada vez melhor para os beneficiários”, destaca o coordenador do setor, o médico José Mecca Guerin.

Os itens avaliados consideraram a estrutura, a segurança, a efetividade e a centralidade no paciente, englobando também os aspectos da RN 506 (440), documentos regulatórios e o Manual Brasileiro de Acreditação.

O conceito de Atenção Primária à Saúde - que na Unimed Bauru é denominada Atenção Personalizada à Saúde - é adotado mundialmente e visa entender a necessidade de cada paciente para prevenir doenças, diagnosticar com maior precisão e adotar tratamentos e reabilitações mais eficazes.

Localizada em espaço exclusivo no Centro de Diagnóstico Unimed Bauru (CDU) e no Hospital Unimed Bauru (HUB), a APS coloca à disposição de seus usuários uma equipe multidisciplinar. Esta tem seu núcleo composto por médico generalista, pediatra, enfermeira e técnicas de enfermagem. Cada equipe recebe ainda o apoio de outros profissionais: ginecologista/obstetra, psicólogos, nutricionista e assistente social, além da equipe administrativa e de recepção.

O objetivo é agregar na APS o cuidado às mais variadas necessidades em saúde de cada indivíduo e família. Para isso, a APS está de portas abertas para receber seus usuários para consultas de rotina ou por demandas agudas, procurando prover a resolução a cada um dos problemas apresentados.

A equipe APS é a responsável por cuidar da saúde de seus pacientes como um todo, incluindo atividades de prevenção, educação em saúde e reabilitação, entre outras.

A ideia é que cada pessoa (ou família) seja atendida sempre pela mesma equipe, desenvolvendo vínculo que permite um melhor cuidado; para isso, cada pessoa é estimulada a escolher seu médico responsável.