Workshop apresenta a nova estrutura de Governança da Unimed Bauru

13/12/2023

tamanho do texto

No último dia 6, a Unimed Bauru realizou o Wokshop sobre Governança, Papéis e Responsabilidades, no auditório do Centro de Estudos do Hospital Unimed Bauru (Cehub). O encontro foi organizado pelo Comitê de Governança e Riscos da cooperativa e contou com a participação da Diretoria Executiva e a apresentação do auditor Rogério Marino. “Este é um momento muito importante para a Unimed Bauru, de mudança de cultura, de desafios e responsabilidades. Contamos com todas as nossas lideranças e colaboradores para aplicação desse modelo de gestão”, frisou o presidente da cooperativa, Aparecido Donizeti Agostinho.

O workshop enfatizou o compromisso da cooperativa com a adoção de políticas que visam assegurar o cumprimento da legislação e a sustentabilidade da operadora por meio de mecanismos de controle, melhoria contínua de processos e transparência e prestação de contas.

A estrutura de governança da Unimed Bauru foi apresentada pelo presidente da cooperativa. Uma das novidades é a implantação das práticas de governança, riscos, controles internos e compliance. Devido às demandas de atividades para assessorar o Conselho de Administração, criou-se o Comitê de Governança e Riscos, formado pelos seguintes membros: Caroline Mônica Souza de Oliveira (Gestão de Riscos e Controles Internos), Caroline Bernardes (Compliance), Luciano Camargo (Diretor Superintendente), Cristina Bueno (Controladoria), Gregório de Souza (representante do Conselho de Administração), Tatiane Marques (Secretaria de Governança), Edna Boiani (ANS), Thiago Gamonal (Compliance), Isabele Castro (Compliance), Rodrigo Kesan (representante do Conselho de Administração) e Rubiane Fonseca (Sistema de Gestão Integrado).

O Comitê é um órgão de apoio e suporte à tomada de decisão do Conselho de Administração e Diretoria Executiva para assuntos que requerem maior profundidade e detalhamento. Foi instituído para avaliar a conformidade dos relatórios econômico-financeiros da administração, do sistema de controles internos, da gestão de riscos e do compliance, garantindo a efetividade da administração.

Exerce atividades relacionadas à supervisão ativa e preventiva, visando à confiabilidade e integridade das informações para resguardar e aprimorar a governança. Atua ainda no gerenciamento de riscos corporativos, constituindo e zelando pela política de gestão de riscos e controles internos, com mecanismos de identificação, prevenção, mitigação e contingenciamento.

Caroline Mônica Souza de Oliveira foi eleita representante do Comitê por votação unânime dos membros, tendo como suplente Tatiane Marques. O comitê avalia o cumprimento das recomendações feitas pela Auditoria Interna, Independente e órgãos fiscalizador.