Hospital Unimed Bauru reforça a importância de lavar as mãos para prevenir doenças
Lavar as mãos foi palavra de ordem na pandemia para prevenir a disseminação do coronavírus. Mas esse gesto já faz parte dos protocolos fundamentais de cuidados com os pacientes do Hospital Unimed Bauru (HUB) há muitos anos. E, para reforçar a importância da higienização entre seu público interno e externo, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) programou três semanas para falar, mostrar e incentivar essa ação. “Temos isso como premissa no nosso trabalho, mas é sempre muito importante relembrar que a lavagem das mãos salva vidas. Por isso, desenvolvemos uma campanha para explicar e demonstrar como deve ser a correta higienização das mãos”, salientou o médico Edson Carvalho de Melo, coordenador do SCIH.
Celebrado em mais de 80 países em 15 de outubro, o Dia Mundial de Higiene das Mãos é uma data voltada à conscientização da importância de cuidar da limpeza para evitar a transmissão de doenças infeciosas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta. É a rotina mais simples e eficaz na prevenção e controle da disseminação de microrganismos e deve ser realizada sempre após tossir, espirrar, mexer com dinheiro, usar o banheiro, limpar o nariz e cumprimentar pessoas.
A campanha no HUB começou oficialmente nessa sexta, dia 27 e deve se estender até metade de novembro. De acordo com o SCIH, além da abordagem com o público interno, como colaboradores e médicos, o objetivo é levar essa informação também para pacientes e visitantes. “Para isso, espalhamos banners e cartazes em diversos pontos do hospital, com um QRCode que permite o acesso a um vídeo que explica detalhadamente como fazer a higiene correta das mãos”, destacou Melo.
Para os colaboradores, foi desenvolvido um quizz itinerante, com perguntas que envolvem o tema e podem elucidar as dúvidas conforme as respostas forem clicadas. O game vai circular por todos os setores assistenciais do HUB, dando oportunidade para os colaboradores participarem e concorrerem a brindes.
Para eliminar todos os vestígios do vírus nas mãos, ensaboar rapidamente não é suficiente. Confira o passo a passo correto:
- Molhe as mãos com água corrente
- Aplique sabão suficiente
- Esfregue todas as superfícies, incluindo o dorso das mãos, entre os dedos e as unhas
- Enxágue abundantemente com água corrente
- Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual, ou toalha descartável.
Este processo deve demorar cerca de 30 segundos. O mesmo vale para o álcool em gel.