Representantes da Unimed Fesp visitam Projeto Girassol, que integra o Programa Felix da Unimed Bauru

11/10/2023

tamanho do texto

Recentemente, a Unimed Bauru recebeu a equipe do setor Desenvolvimento Humano e Institucional (DHI) da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp). Na ocasião, os representantes da entidade - Elisete Rasera (gerente), Teresa Rocco e Elisabete Estevo (analistas) - visitaram um dos projetos que fazem parte do Programa Félix da cooperativa, que visa a inclusão digital de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. "A visita foi uma oportunidade de apresentar um dos trabalhos que integram as nossas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance, traduzido para o português como Ambiental, Social e Governança). E o retorno foi muito positivo por parte da Fesp", afirmou a coordenadora do Sistema de Gestão Integrado (SGI), Rubiane Fonseca Gomes.

A equipe esteve no Projeto Girassol, localizado no bairro Fortunato Rocha Lima, que atende 200 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, além de 130 famílias na região. A parceria entre a Unimed Bauru e essa entidade foi estabelecida em 2019.

O Programa Félix da Unimed Bauru integra a cooperativa e a comunidade, com objetivo de incluir digitalmente jovens de comunidades carentes por meio do conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional, criando uma nova perspectiva e oportunidades de melhoria de vida.

Por meio das aulas, os jovens aprendem Introdução à Informática, Processador de Texto, Planilha Eletrônica, Apresentação Eletrônica e Internet. E também contam com monitor especialista, apostilas do Programa Félix, acompanhamento de assistente social e pedagoga. 

Além do Projeto Girassol, a Unimed Bauru mantém parcerias com mais duas entidades no município e tem contribuído para a inclusão digital há mais de 10 anos, atendendo crianças e adolescentes. "Podemos afirmar que ensinar e empoderar crianças vulneráveis por meio da inclusão digital é construir pontes para um futuro mais justo e igualitário", ressaltou Rubiane.

"As visitas foram muito positivas para estreitar os laços da Fesp com as Unimeds filiadas. Pudemos conhecer melhor os desafios de cada região e aprofundar a parceria com as Intras para desenvolvermos um trabalho ainda mais aderente e construtivo", considerou Elisete.

 

Legenda:

Da direita para a esquerda: Elisete Rasera (gerente DHI na Fesp), Felipe Nunes (SGI), Paula (assistente social), Rubiane Fonseca (coordenadora SGI), Elisabete Estevo e Teresa Rocco e (analistas DHI na Fesp)

Crédito:

Divulgação/Unimed Bauru