O exercício, previamente divulgado para a comunidade para evitar tumultos, foi considerado um sucesso. Organizadores, bombeiros e Defesa Civil, além dos convidados de instituições de saúde da cidade e região e da Rinem (Rede Integrada de Emergência de Bauru), acompanharam a ação.
A preparação para o simulado geral começou há mais de um ano. Nos últimos meses foram realizados vários simulados preparatórios envolvendo os setores do Hospital. O objetivo é treinar a equipe interna para que, em caso de uma possível emergência, saiba o que fazer e orientar de forma organizada e segura a todos que estejam na unidade.
Mais que 500 pessoas foram envolvidas no simulado, sendo 50 brigadistas de emergência já treinados. Foram quatro pontos de encontro externos, definidos previamente, para concentrar as equipes. A ação não envolveu diretamente pacientes internados, mas colaboradores simularam o mais próximo do real o transporte de pacientes em tratamento, inclusive com um boneco de bebê em uma incubadora e crianças filhas de colaboradores em macas.
A coordenação reuniu o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Saúde Ocupacional, Manutenção, diretorias do HUB e da Unimed Bauru.