Uso de máscara deixa de ser obrigatório no CDU e no Hospital Unimed Bauru

04/04/2023

tamanho do texto

A partir do dia 4 de abril de 2023, não é mais obrigatório o uso de máscara nas dependências do CDU e do Hospital Unimed Bauru, exceto em casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e Síndrome Gripal sintomática. A decisão está em conformidade com a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020, atualizada em 31/03/2023, que flexibiliza a recomendação de uso universal desse equipamento de proteção dentro dos serviços de saúde.
De acordo com o infectologista Edson Carvalho de Melo, o assunto foi analisado e ratificado pelo Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) do Hospital Unimed Bauru e pelas diretorias do CDU e HUB. “Para deliberar sobre essa questão, consideramos discussões técnicas sobre o assunto, a queda no número de casos e óbitos provocados pela Covid-19 no país, além da oferta de vacinas contra a doença pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde”, frisou.
O médico salienta que dentro do hospital a máscara e os demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) continuarão sendo utilizados para atendimento a todos os pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 e Influenza, desde a entrada no PA até a alta hodpitalar.
“Já para pacientes imunossuprimos, idosos, gestantes e com múltiplas comorbidades, recomendamos que continuem usando máscara, para sua segurança”, salienta Melo.
No Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), o uso de máscara não é mais obrigatório para pacientes e profissionais de saúde, a não ser para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e Síndrome Gripal sintomática.