Bauru ganha 600 árvores em ação promovida pela Unimed Bauru

13/01/2023

tamanho do texto

Bauru iniciou 2023 mais verde, com 600 novas árvores plantadas no Jardim Botânico Municipal. A ação foi promovida pela Unimed Bauru, visando a compensação da emissão de gás carbônico pela cooperativa nos últimos três anos, conforme Inventário Corporativo das Emissões de Gases de Efeito Estufa.

Foram selecionadas plantas de diversas espécies para o plantio. Elas fazem parte da flora local e ajudarão a preservar um dos mananciais de água de Bauru.

“Neste ano, infelizmente o evento não pôde ser realizado com os colaboradores, como fizemos em 2017, pois a área destinada para o plantio estava com muitos animais peçonhentos”, destacou a coordenadora do Sistema de Gestão Integrado (SGI), Rubiane Fonseca.

Na ocasião, a Unimed Bauru reuniu 25 colaboradores voluntários para realizar o plantio das 600 mudas, mobilizando-os em prol da iniciativa ambiental. Já desta vez a equipe do Jardim Botânico Municipal foi quem realizou o plantio e está acompanhando o processo de germinação das mudas.

O Inventário Corporativo das Emissões de Gases de Efeito Estufa é produzido anualmente, com informações apenas da Sede e referindo-se ao ano anterior. O objetivo é elencar os principais itens que provocam a emissão de gás carbônico na empresa, tais como veículos corporativos, extintores de incêndio, energia elétrica, resíduos de serviço de saúde e resíduos sólidos orgânicos.

O inventário é uma ferramenta para a gestão das emissões de gases de efeito estufa e, no caso da Unimed Bauru, é um requisito para a conquista do Selo de Governança e Sustentabilidade, no qual a cooperativa possui o Selo Prata.