BIG BUSCA BAURU: mutirão contra a dengue continua em janeiro com caçambas nos bairros

21/12/2013

tamanho do texto

A campanha Big Busca Bauru – A dengue está no paredão. Só você pode eliminar!, realizada pela Unimed Bauru, continua com ações contra a dengue. A campanha publicitária, com outdoors e anúncios educativos em diversas mídias, segue durante o verão e em janeiro será iniciada a ação Caçamba do Big Busca Bauru.
Realizada em parceria com a Câmara e a Prefeitura Municipal de Bauru, por meio da Secretaria de Saúde, a Big Busca Bauru tem como objetivo mobilizar a comunidade para eliminar criadouros do Aedes aegypti. O mote lembra que a responsabilidade para barrar a proliferação do mosquito transmissor da dengue é da população, e cabe a cada cidadão agir. No primeiro mutirão de limpeza do Caminhão Big Busca Bauru, realizado de 16 a 20 de dezembro, foram recolhidas 17,5 toneladas de material e 620 pneus que poderiam coletar água e se tornar criadouros do mosquito.
As Caçambas do Big Busca Bauru serão espalhadas pelos bairros para receber o lixo coletado pelos moradores na limpeza das casas e terrenos. Serão recebidos todo tipo de material que pode reter água e se transformar em criadouro para o mosquito. Os locais onde as caçambas serão colocadas serão divulgados em janeiro, após avaliação da Secretaria Municipal de Saúde e da Unimed Bauru.
Em janeiro também poderá haver mais etapas do Caminhão do Big Busca Bauru se for necessário continuar o mutirão de limpeza pelos bairros. Tanto os locais das caçambas quanto de um novo mutirão serão definidos a partir dos dados e indicações de contaminação da dengue e focos do mosquito.
Com o início da temporada das chuvas de verão, a proliferação do mosquito é favorecida porque há mais focos de água limpa e também pelas altas temperaturas da estação. Os ovos, que levam em média cerca de sete dias para se transformar, com o calor podem em apenas três dias passar do estado de larva para o de mosquito apto a picar e transmitir a dengue.
O ciclo da contaminação e transmissão da dengue se completa quando o mosquito pica uma pessoa doente, se infecta e ao picar outra pessoa transmite o vírus que causa a dengue. Por isso, mais do que investir em espantar o mosquito com repelentes, o ideal é não deixar que ele prolifere, eliminando os focos de procriação.