A qualificação foi concedida à Central de Materiais e Esterilizações (CME) como reconhecimento por desenvolver as melhores práticas de monitorização da esterilização. O selo garante que os procedimentos estão de acordo com normas internacionais de segurança e qualidade.
O principal benefício da certificação, para pacientes e médicos, é a segurança. A qualidade do serviço de processamento dos materiais utilizados nas cirurgias e procedimentos realizados no Hospital Unimed coloca a unidade entre os estabelecimentos de saúde pioneiros do Brasil a cumprir a resolução RDC nº 15, de 15 de março de 2012, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A resolução determina que as Centrais de Materiais e Esterilizações do país se adéquem aos padrões de qualidade de nível internacional. São 73 requisitos analisados. A 3M exige ao menos 90% de conformidade para conceder o reconhecimento.
Na última semana, uma cerimônia no Centro de Estudos (Cehub) reconheceu a qualidade do trabalho e empenho da equipe. Na reunião houve a entrega oficial da certificação e do troféu. O superintendente do HUB, dr. Ajax Rabelo Machado, e o diretor técnico, dr. Marcus Vinicius Marques, participaram do evento e destacaram a importância do empenho da equipe na conquista e a disposição de manter a certificação, fundamental no processo de Gestão de Riscos que está sendo implantada na unidade.
O processo de adequação da CME começou em 2011. Em 2012, o Hospital se inscreveu para participar do processo de Certificação após uma visita de rotina da equipe da 3M em 2012. O reconhecimento oficial foi dado em maio deste ano, em Florianópolis, durante uma convenção nacional da 3M.
Os profissionais da Central de Material, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Gestão de Risco, Gestão da Qualidade, Gerência de Enfermagem e Educação Continuada formam a equipe envolvida na apresentação dos conceitos, treinamentos e recomendações baseadas em evidências que garantem o cumprimento e manutenção da certificação da 3M.
Próximo passo será participar do novo projeto da 3M Target Zero, que amplia a certificação para o Centro Cirúrgico, unindo as pontas da esterilização de material até a recuperação e alta do paciente na prevençâo à infecção hospitalar.