Pela primeira vez em Bauru, a reunião do Subcomitê de PA trouxe para a cidade profissionais do Sistema Unimed de várias regiões do Estado e também de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Sob a coordenação do dr. Roberto Anovazzi (Unimed Ribeirão) e da enfermeira Cláudia Maria Bittencourt, da Unimed do Brasil, o evento foi aberto pelo superintendente do Hospital Unimed Bauru, Dr. Ajax Rabelo Machado, que falou sobre a unidade e a realidade dos PAs Adulto e Infantil próprios. As Unimeds de Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste/Americana e Marília também apresentaram os indicadores de gestão de seus prontos atendimentos e compartilharam suas experiências.
A avaliação dos participantes foi de que os indicadores são bastante próximos. Assim como os desafios de gestão dos PAs também são parecidos, variando de acordo com o tamanho da estrutura de cada Unimed. Um dos temas discutidos foi a necessidadede unificar um entendimento sobre acolhimento e classificação de risco dos pacientes atendidos. Outro ponto foi a implantação dos protocolos clínicos para PA e as estratégias para sua implantação.
Visita
Os participantes do Subcomitê fizeram também uma visita técnica ao Hospital Unimed Bauru e conheceram a estrutura da unidade que passa por ampliações e é uma referência no atendimento. Atualmente, o Hospital Unimed Bauru recebe com frequência pacientes de Unimeds de várias regiões de São Paulo e até de outros Estados para atendimento em várias especialidades. O serviço de Hemodinâmica, por exemplo, conta com equipamento de última geração e equipes que realizam procedimentos vasculares cardíacos e neurológicos de alta complexidade. O serviço de Terapia Antineoplásica (Quimioterapia) também possui excelência.
Ainda foi discutida em Bauru a pauta do próximo encontro do Subcomitê, que será em outubro na cidade de São Paulo. As Unimeds de Belo Horizonte, Ponta Grossa e Petrópolis apresentarão seus indicadores de PA. A classificação de risco para triagemde pacientes e os protocolos de atendimento serão outros temas em discussão.