CDU recebe a imprensa para café da manhã comemorativo aos 5 anos

19/08/2022

tamanho do texto

A Diretoria da Unimed Bauru recebeu a imprensa na manhã desta sexta-feira, 19 de agosto, para um café da manhã em comemoração aos 5 anos do Centro de Diagnóstico Unimed (CDU).

Na ocasião, o presidente da cooperativa, Aparecido Donizeti Agostinho apresentou aos jornalistas o crescimento e a consolidação do complexo de saúde, que teve sua área expandida em 10% nessa meia década. "O CDU foi projetado para ser referência em atendimento médico no interior de São Paulo e conseguiu atingir esse objetivo. Temos feito constantes investimentos para ampliar e modernizar cada vez mais essa estrutura", salientou.

O Serviço de Atendimento Referenciado em Autismo (SARA) é um exemplo disso. O espaço inovador e moderno fica na nova ala do CDU e foi projetado para receber crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo as mais modernas terapias para o atendimento desses pacientes.

Está em funcionamento desde abril de 2022 e já receberá sua primeira expansão, com a inauguração de 10 novas salas em breve.

No total, 426 médicos atendem no CDU 30 especialidades diferentes, em 92 consultórios. São realizadas cerca de 1.134 consultas por dia e 680 exames, dos mais simples aos mais complexos, como ressonância magnética e tomografia computadorizada. O CDU possui ainda um centro cirúrgico ambulatorial, que realiza procedimentos de pequeno e médio porte.

"Para os nossos beneficiários, o Centro de Diagnóstico possibilitou praticidade e eficiência no atendimento. Já para os cooperados, o CDU oferece um espaço inovador, moderno e estruturado para receber os seus pacientes", frisou Agostinho.

Prédio Verde

Outro ponto que chama a atenção é o modelo sustentável adotado pelo empreendimento médico. "Ao projetar o CDU, a Unimed Bauru teve também a preocupação em desenvolver um prédio dentro dos preceitos de sustentabilidade, com respeito ao meio ambiente e focando na economia e no reaproveitamento dos insumos", salientou o presidente da cooperativa.

Exemplos disso são os sistemas de captação de água do ar-condicionado e de refrigeração de ar, além da implantação da maior estação de produção de energia solar de Bauru.

Com a captação de água da chuva para uso nos sanitários, a Unimed Bauru economizou 2.997 metros cúbicos - o que equivale a cerca de 14% do total consumido da distribuidora de água nos últimos 5 anos.

Energia solar

Já no quesito energia, neste mesmo período, houve uma geração de 418MWh, o que representa uma economia de R$ 296.153,39 de custo efetivo.

"Isso auxilia no consumo do mercado livre de energia, já que reduzindo o consumo, a diferença de economia pode ser vendida pelo PLD (Programa de Liquidação das Diferenças)", destacou Agostinho.