A Unimed Bauru apresentou na última sexta-feira
(14/12/2012) uma campanha de conscientização da população sobre a necessidade de
combater o mosquito Aedes aegypti para evitar a dengue. Com a chegada das chuvas
de verão, a ameaça da doença se torna cada vez mais real. O investimento visa
colaborar com os órgãos públicos de saúde na educação para a prevenção.
Embora o número de casos em 2011 tenha sido menor do que o do ano anterior,
Bauru ainda é uma das cidades com alto índice de infestação do mosquito
transmissor da dengue, aparecendo em terceiro lugar no ranking de municípios com
maior vulnerabilidade em São Paulo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Por
isso, como parte das ações de responsabilidade socioambiental da cooperativa
médica, o combate à dengue ganhou atenção especial da área de Marketing,
responsável pela criação e desenvolvimento da ideia.
Seguindo a linha do ano
passado, a campanha aposta no apelo popular para chamar a atenção dos moradores
sobre a responsabilidade de cada um em combater ao mosquito da dengue. Em 2012
foram títulos de filmes; neste ano a escolha recaiu sobre ditados populares. As
peças publicitárias partem do mote "É melhor prevenir do que remediar" e se
desdobram na combinação com outros ditados que sempre estão na cabeça das
pessoas. "Em boca fechada não entra mosquito", "As aparências enganam", "Quem
está na chuva é para se molhar" e "Quando o gato sai, os ratos fazem a festa"
foram ditados selecionados. O desdobramento bem-humorado foi utilizado para
ampliar o impacto da mensagem e fixar a ideia.
As principais mídias foram
focadas com a criação de peças exclusivas. Com a finalidade de atingir todos os
públicos, há spots de rádio, anúncios para jornal e revista, outdoors para
comunicação nas ruas, banners para redes sociais na Internet, que também ganhará
reforço com informações e ações educativas postadas no site da Unimed Bauru,
blog e canais da web.
O lançamento da campanha contra a dengue verão 2013
reuniu a diretoria da Unimed e representantes dos principais veículos de
comunicação de Bauru. Em um café da manhã na sede da cooperativa, os convidados
puderam conhecer o conceito e o desenvolvimento das peças publicitárias, que
foram apresentadas em primeira mão