Combate à dengue aposta nos ditados populares

18/12/2012

tamanho do texto

A Unimed Bauru apresentou na última sexta-feira (14/12/2012) uma campanha de conscientização da população sobre a necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti para evitar a dengue. Com a chegada das chuvas de verão, a ameaça da doença se torna cada vez mais real. O investimento visa colaborar com os órgãos públicos de saúde na educação para a prevenção.
Embora o número de casos em 2011 tenha sido menor do que o do ano anterior, Bauru ainda é uma das cidades com alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, aparecendo em terceiro lugar no ranking de municípios com maior vulnerabilidade em São Paulo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Por isso, como parte das ações de responsabilidade socioambiental da cooperativa médica, o combate à dengue ganhou atenção especial da área de Marketing, responsável pela criação e desenvolvimento da ideia.
Seguindo a linha do ano passado, a campanha aposta no apelo popular para chamar a atenção dos moradores sobre a responsabilidade de cada um em combater ao mosquito da dengue. Em 2012 foram títulos de filmes; neste ano a escolha recaiu sobre ditados populares. As peças publicitárias partem do mote "É melhor prevenir do que remediar" e se desdobram na combinação com outros ditados que sempre estão na cabeça das pessoas. "Em boca fechada não entra mosquito", "As aparências enganam", "Quem está na chuva é para se molhar" e "Quando o gato sai, os ratos fazem a festa" foram ditados selecionados. O desdobramento bem-humorado foi utilizado para ampliar o impacto da mensagem e fixar a ideia.
As principais mídias foram focadas com a criação de peças exclusivas. Com a finalidade de atingir todos os públicos, há spots de rádio, anúncios para jornal e revista, outdoors para comunicação nas ruas, banners para redes sociais na Internet, que também ganhará reforço com informações e ações educativas postadas no site da Unimed Bauru, blog e canais da web.
O lançamento da campanha contra a dengue verão 2013 reuniu a diretoria da Unimed e representantes dos principais veículos de comunicação de Bauru. Em um café da manhã na sede da cooperativa, os convidados puderam conhecer o conceito e o desenvolvimento das peças publicitárias, que foram apresentadas em primeira mão