A criação do Jardim Sensorial oferece oportunidades para integração social, divulgação do espaço voltado para a conscientização ambiental envolvendo toda população visitante do Jardim Botânico, bem como, proporcionando formas de acesso à informação para as pessoas com deficiência visual.
A estrutura física do Jardim é especial, planejada com canteiros na altura ideal para os cadeirantes, piso tátil, corrimão nas zonas de acesso, além de placas de identificação em braile. Todas as pessoas sem deficiência que visitarem o Jardim Sensorial vão fazer o passeio com os olhos vendados, e assim aguçar outros sentidos como o olfato e o tato. Os deficientes visuais vão atuar como monitores do programa, orientando os visitantes quanto às espécies de plantas do local, bem como suas propriedades, uma vez que, as plantas que formam o jardim são medicinais.
Esse projeto faz parte da parceria entre a Unimed Bauru e o Jardim Botânico, da qual constam palestras dirigidas aos colaboradores da cooperativa, visitações monitoradas ao Jardim Botânico, e a divulgação de um programa de conscientização ambiental que envolva também os beneficiários, parceiros e a comunidade em geral.