A Unimed Bauru desenvolve o programa de Atenção a Asma Infanto-Juvenil, através de ações voltadas a pacientes com idade entre dois a 18 anos. O objetivo do programa é controlar a doença evitando ou amenizando as crises. As ações consistem em consultas médicas conforme a classificação da gravidade da doença; contato telefônico da equipe de enfermagem da Unimed Bauru para acompanhar os casos mais intensos.
COMO PARTICIPAR
Se seu filho tem asma e idade entre dois a 18 anos, ele pode aderir ao programa. Basta fazer a inscrição com o médico que o acompanha. Todas as informações coletadas são sigilosas e os dados serão acessados exclusivamente por seu médico e profissionais de saúde da Unimed Bauru.
ASMA: O QUE É?
Asma é caracterizada por uma inflamação crônica das vias aéreas que provoca desencadeamento de crises de chiado, tosse e falta de ar, podendo diminuir o rendimento físico e escolar e até colocar a vida em risco.
ASMA INFANTIL
O controle da asma facilita a rotina de vida da criança e de sua família. A melhor forma de fazer esse controle é prevenir as crises, cuidando do ambiente em que a criança vive e seguindo atentamente o tratamento indicado pelo médico.
SINÔNIMOS:
- Bronquite asmática
- Bronquite alérgica
- Asma brônquica
A asma tem um forte componente familiar (genético) podendo ocorrer em vários indivíduos de uma mesma família nem sempre com a mesma intensidade. Há também uma forte relação com a rinite alérgica, que se apresenta com coceira no nariz, espirros frequentes, coriza e obstrução nasal.
Ocorrem períodos com pouco ou nenhum sintoma alternados com crises de piora. Tratar a asma não é tratar a crise. É importante controlar a inflamação das vias aéreas de forma contínua mesmo nos dias em que se está bem.
Em crianças menores a asma muitas vezes se manifesta por tosse crônica sem chiado, cansaço fácil ao fazer exercícios ou até mesmo dar risadas. Isso dificulta a identificação ou suspeita pelos pais.
O tratamento da asma é feito com medicações que reduzem a inflamação das vias aéreas, em geral, por via inalatória, por diversos dispositivos (spray, cápsulas inalatórias etc.). É necessária uma avaliação com pediatra ou pneumologista para que o tratamento correto seja instituído tão logo o diagnóstico seja feito. A dose e o tempo de tratamento serão definidos pelo médico e serão determinados pela gravidade e evolução da doença.