Vamos acabar com a dengue - essa doença pode matar

01/04/2011

tamanho do texto

A situação está se agravando e a cada dia novos casos de dengue são confirmados. Até agora, a Secretaria de Saúde do Município registrou mais de 1200 casos e a situação está sem controle. No Hospital da Unimed, dos 200 casos atendidos no PA diariamente, pelo menos 50 são suspeitos de dengue.

Por isso, temos que nos conscientizar e fazer a nossa parte para enfrentar esse problema que é de saúde pública, mas também é nossa responsabilidade.

Os médicos da rede pública e privada estão preparados para prestar atendimento e preocupados com a situação. A Unimed Bauru em parceria com a Secretaria de Saúde promoveu palestras e orientações dirigidas aos profissionais da saúde sobre o diagnóstico e exames que devem ser feitos para detectar a dengue. Os profissionais, médicos e corpo de enfermagem que atuam no PA do Hospital da Unimed estão aptos para o atendimento.

Por outro lado, temos que lembrar que só com a prevenção podemos interromper a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. E mais, não basta você manter a sua casa e seu quintal limpos se o seu vizinho não fizer o mesmo. Por isso, podemos ser multiplicadores das informações sobre o assunto, conversando com os vizinhos, orientando sobre os cuidados necessários para impedir a criação do mosquito e denunciar à Secretaria de Saúde as situações de risco.

Os imóveis abandonados, o lixo jogado nas ruas como copos descartáveis, garrafas, e outros objetos que possam acumular pequenas quantidades de água, oferecem risco à população, por isso é preciso estar atento. Não adianta pensar que a doença está longe porque o mosquito voa e se um estiver contaminado é suficiente para espalhar a doença.

Não permite que na sua casa tenha um criadouro do mosquito. Mantenha tudo limpo, não deixe no quintal ou dentro de casa objetos que acumulem água; verifique as calhas, caixa d’água, vasos de plantas, ralos etc.

Os sintomas da dengue são semelhantes ao de uma gripe, mas com a algumas características próprias como febre intensa, diarreia, dor nos olhos, manchas vermelhas e dor no corpo. Por isso é preciso procurar atendimento médico e não se automedicar. Alguns tipos de remédios podem piorar o estado de saúde seja de crianças ou adultos. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no site www.combatadengue.com.br .