Acesso aos cartões dos dependentes no app muda a partir de segunda, dia 7

04/06/2021

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O acesso às informações pelo aplicativo Unimed SP Cliente vai passar por algumas adequações a partir desta segunda-feira, dia 7 de junho, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As principais alterações são com relação aos cartões dos integrantes do plano familiar.

Até agora, o titular do plano tinha acesso a todos os cartões. Com a modificação, isso não ocorrerá mais de forma automática. Ele passará a acessar apenas os cartões dos dependentes menores de 18 e maiores de 64 anos.

Para os que estão nas demais faixas etárias, será preciso uma autorização oficial.

Veja o que muda:

- Caberá ao titular permitir que os integrantes do plano familiar tenham acesso aos demais cartões, porém, isso também é restrito aos dos menores de 18 ou maiores de 64 anos.

- Cada dependente na faixa entre 18 e 64 anos vai poder permitir que o titular tenha acesso ao seu cartão. Para isso, o dependente vai ter que fazer download do app, se cadastrar e liberar esse acesso ao titular, fazendo o aceite de um termo de compromisso.

Saiba como permitir os acessos:

Como fica a permissão para aqueles que desejam acesso aos dados de um integrante que tenha idade entre 18 e 64 anos?

Quando o beneficiário integrante do cartão família tem acesso ao aplicativo:

-        Nesta situação, o próprio integrante poderá voluntariamente conceder a permissão de acesso ao integrante interessado.

-        Para isso, ele deverá acessar Configurações, escolher a opção "Permissão de Acesso";

-        E habilitar o acesso aos seus dados para o integrante do seu cartão família a quem deseja compartilhar seus dados;

-        Ao habilitar, será solicitado para que registre aceite ao Termo de Consentimento, onde manifesta o compartilhamento voluntário.

-        A cada permissão concedida, será solicitado um termo de aceite para que fique registrado na plataforma por integrante. Se o beneficiário revogar a permissão, ao conceder novamente, terá que registrar novo aceite.

Quando o beneficiário integrante do cartão família estiver incapacitado de conceder a permissão, seja por questão de saúde ou por não ser usuário registrado no aplicativo:

-        Nesta situação, a Unimed Bauru orienta que o beneficiário entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) através do telefone (14) 3235-3322 para requisitar tal permissão, que será feita depois de assinado o termo de consentimento.

-        Ficará registrada na plataforma toda permissão de acesso realizada pela Unimed Bauru, informando o usuário que registrou a permissão, data e hora.