Hospital Unimed Bauru aciona Plano de Contingência para o Coronavírus
O Hospital Unimed Bauru (HUB) acionou o seu Plano de Contingência para Coronavírus (COVID-19), que visa organizar o atendimento de modo a dar o suporte necessário a seus beneficiários no combate a esta doença.
De acordo com o infectologista Edson Carvalho de Melo, coordenador médico do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HUB e Presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do HUB, o plano prevê uma série de ações para manter o fluxo de atendimento organizado e eficiente na triagem, diagnóstico e tratamento adequado aos doentes. "Nosso objetivo é atender de maneira apropriada e eficaz o paciente, garantindo a sua segurança e de todos os profissionais envolvidos", explica o médico.
Nenhum caso foi comprovado até agora em Bauru. "Como a doença está com registros em diversos países atualmente, nosso parâmetro de classificação de casos suspeitos também se alterou. Agora, qualquer paciente com sintomas respiratórios e que tenha vindo do exterior há 14 dias terá atendimento dentro do protocolo do Coronavírus", destaca o infectologista.
O HUB segue todos os protocolos de atendimento instituídos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), que destacam o seguinte procedimento:
Casos leves: medicação para sintomas e isolamento em casa.
Casos graves: medicação e isolamento hospitalar.
Casos gravíssimos: atendimento em UTI e isolamento hospitalar.