A Unimed Bauru doou, recentemente, 25 computadores novos para o Projeto Caná, que integra a Missão Marianista e atende 197 crianças carentes de 3 a 14 anos no bairro Ferradura Mirim. Os equipamentos estão sendo utilizados para as aulas de informática ministradas pelo Programa Félix da cooperativa, que funciona na própria entidade.
O assistente de qualidade da Unimed, João Pedro de Oliveira, monitor do Programa, explicou que a doação foi fundamental para a continuidade das aulas na entidade. “Os equipamentos deles tinham mais de 10 anos, ficaram obsoletos e sem condições para uso. Por isso, tivemos de interromper o curso que dávamos lá. Levamos essa situação para a Diretoria da Unimed Bauru, que decidiu pela doação”, salientou.
A parceria da cooperativa com o Projeto Caná teve início em 31 de Março de 2016, com a finalidade de disseminar os conhecimentos relacionados à área de informática para as pessoas de baixa renda, as quais não possuem a oportunidade de obter esse tipo de formação. De lá pra cá, dezenas de crianças e adolescentes participaram do projeto de inclusão digital.
Agora, com a doação dos computadores, o curso foi retomado. O Programa Félix da Unimed integra a cooperativa e a comunidade, com objetivo de incluir digitalmente jovens carentes por meio do conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional, criando uma nova perspectiva e oportunidades de melhoria de vida.
São cinco módulos básicos desenvolvidos durante dois semestres: Introdução à Informática, Processador de Texto, Planilha Eletrônica, Apresentação Eletrônica e Internet. Além de monitor especialista e apostilas do Programa Félix, os alunos têm acompanhamento com assistente social e pedagoga.
O Programa faz parte da política de Responsabilidade Socioambiental da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp) e consiste em oferecer gratuitamente cursos de informática a crianças e adolescentes, visando sua inclusão no mercado de trabalho.