Este ano foi marcado pela pior epidemia de dengue da história de Bauru. Foram 32 óbitos e mais de 25 mil pessoas doentes. A maior incidência ocorreu entre os meses de janeiro e junho. Antes que a doença marque território novamente, a Unimed Bauru lançou neste mês sua campanha de combate ao mosquito aedes aegypti.
Com o mote “Nós já vimos este filme. Vamos criar outro fim para esta história”, a ação pretende mobilizar a população para que ela aja como protagonista dessa batalha, eliminado os criadouros do mosquito. “Acreditamos que a prevenção é responsabilidade de toda a população. Quando nos unimos, somos mais fortes e passamos a influenciar as pessoas à nossa volta, criando um verdadeiro movimento de mudança”, explica a gerente de marketing da Unimed Bauru, Márcia Palhacci.
A campanha pretende incutir na população de Bauru a ideia de que o combate ao mosquito começa dentro de casa. E, para isso, é preciso mudar hábitos e influenciar vizinhos e amigos a fazerem o mesmo.
Para chamar a atenção do público, a campanha faz analogia com filmes conhecidos, como “It – A Coisa”, utilizando títulos e a linguagem de seus cartazes para divulgar o tema. “Já havíamos feito algo parecido há 8 anos e o resultado foi muito positivo. Por isso, estamos retomando a campanha nesse mesmo estilo”, define Márcia.
As peças publicitárias seguem a linha dos cartazes de filmes, fazendo referência ao mosquito transmissor da doença.
Além de anúncio nas mídias, a campanha conta com folhetos explicativos, palestras educativas, banners nas escolas e caminhão de som percorrendo os bairros com maior foco da doença.
“Esperamos que o envolvimento de toda a sociedade contribua para a erradicação desta doença tão perigosa”, frisa a gerente de marketing.