- Aproximadamente 80% das situações que chegam ao Pronto Atendimento não são de urgência e contribuem para o maior tempo de espera;
- Apenas 20% dos pacientes que procuram o Pronto Atendimento são urgências e emergências;
- Os casos de urgência/emergência demandam mais tempo de assistência médica e de enfermagem, ocasionando atraso no atendimento;
- Procurar o Pronto Atendimento para solicitar atestados médicos pode prejudicar os atendimentos de real urgência;
- O Pronto Atendimento possui um limite de exames, por isso não se deve procurá-lo somente para este fim;
- Quanto maior o número de acompanhantes no Pronto Atendimento, maior o risco de contaminação e a impressão de lotação;
- A lotação gera maior confusão e barulho, causando stress e descontentamento aos pacientes;
- A tranquilidade e silêncio contribuem para a calma dos pacientes e para um melhor fluxo de atendimento.
O uso indevido do Pronto Atendimento atrapalha o cumprimento de sua real finalidade.
Sempre tente marcar os casos não urgentes nos consultórios da rede credenciada. Qualquer dificuldade ligar na Central de Atendimento Unimed (CAU): 3235-3322
Repasse estas informações e contribua para a melhoria do atendimento de urgência!